Review de “Ghost”

Episódio 01 – “Ghost”
Escrito por
Joss Whedon
Realizado por
Joss Whedon
Actores convidados:
Amy Acker,  Reed Diamond, entre outros.

Antes de começar a review propriamente dita gostava de frisar que este episódio não é o piloto original, mas sim um piloto que Joss Whedon fez para a Fox porque o outro não satisfez os executivos.

O episódio começa com Adelle DeWitt (Olivia Williams), a pessoa que parece mandar na Dollhouse, a recrutar Caroline para ser uma Active. Depois, vemos o Active em que Caroline se transformou, Echo (Eliza Dushku), a fazer uma missão e, de seguida, a sua memória a ser apagada. E é assim que nos apresentam a premissa da série. Não foi mau, mas também não foi nada de especial. Apesar de ter achado um mimo ver a Eliza a dançar e até ter achado a despedida comovente, estava à espera de uma apresentação mais original. Depois segue-se uma discussão ideológica entre Topher (Fran Kranz) e Boyd (Harry Lennix) que, apesar de ter tido algumas piadas engraçadas, pareceu totalmente forçada.

Agora passemos à missão que ocupou grande parte do episódio. Era um resgate e Echo tinha o papel de negociadora. O trabalho não correu às mil maravilhas e isso faz-nos questionar a eficiência da Dollhouse. Afinal, se não lhe pusessem memórias de uma rapariga que foi raptada e abusada, o resgate não teria dado para o torto. Por outro lado, também não teria corrido bem, porque a intenção de um dos raptores nunca tinha sido devolver a criança. E é assim que chegamos ao problema do episódio. A missão, para além de não ter sido nada de original, aliás, este tema já foi usado mais que muitas vezes, pareceu extremamente forçado. O homem que abusou a pessoa da qual o Active tem memórias foi exactamente o mesmo que participou neste resgate? Que grande coincidência! O raptor é o professor? A sério! E ela entra no esconderijo dos raptores com aquela história do traidor que vai matar os colegas e ficar com o dinheiro? Toda a resolução foi muito pouco convincente.

Durante o episódio também nos foi apresentado Paul Ballard (Tahmoh Penikett), o agente do FBI que ficou com o caso da Dollhouse. Foi um enredo secundário agradável. Teve uma cena engraçada (a da casa de banho) e uma cena inicial simplesmente brutal. Adorei ver aqueles flashes do ringue intercaladas com o passado da personagem contado pelos chefes. E é claro que não me podia esquecer da cena final! Que bela maneira de acabar o episódio, deixando uma enorme ponta solta, com bastante estilo, e, ao mesmo tempo, ligando-a com a cena inicial do episódio através do vídeo de Echo, ou melhor, Caroline.

Falta dizer que todo o episódio teve um óptimo aspecto. Embora não tivesse sido muito bem escrito, pelo menos comparado com alguns dos anteriores trabalhos de Whedon, foi bastante bem realizado e o cenário da Dollhouse foi extremamente bem conseguido dando o ambiente perfeito para o desenrolar da acção. No entanto, não deixa de ser um episódio mais fraco do que eu estava à espera, basicamente por causa do enredo do rapto. Apesar de não ter cumprido muito bem as (grandes) expectativas, a série tem potencial e não podia estar em melhores mãos.

Gostava de salientar outra coisa. Eu li o argumento do piloto original, Echo, e achei que era um episódio muito mais coerente, excitante e com muito mais suspense do que este Ghost. Também tinha um estilo noir que tornava as coisas muito mais interessantes.

3 respostas a Review de “Ghost”

  1. Cláudia diz:

    Devo ser de outro mundo porque eu adorei este episódio. Houve aspectos fracos, admito mas foi um episódio muito bom, na minha opinião. Uma boa introdução à série.

  2. Cláudia, se adoras este, deves vibrar com Man On The Street!😉

  3. Cláudia diz:

    É verdade. Adoro quase todos os episódios e Man on the Street é simplesmente espectacular.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: